Rádio Cidade FM - Manaus

Geral

Sob novas diretrizes, Youtube apaga vídeos com fake news sobre eleições

Fake News

Sob novas diretrizes, Youtube apaga vídeos com fake news sobre eleições
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nos últimos dois meses, o Youtube apagou ao menos 30 vídeos de sua plataforma devido a novas políticas contra fake news e desinformação sobre eleições - o maior pico de vídeos derrubados desde a implantação dessas regras em 22 de março desse ano. As informações são de levantamento da empresa Novelo Data.

Os vídeos foram derrubados sob motivo de 'fraude eleitoral' - seguindo as diretrizes do Youtube, que procuram garantir informações úteis e confiáveis sobre as eleições, principalmente as brasileiras. A plataforma está agora "removendo e reduzindo a disseminação de informações enganosas". "Ao longo dos últimos anos, elaboramos um sólido conjunto de políticas e sistemas para dar visibilidade a conteúdo confiável, removendo e reduzindo a disseminação de informações enganosas", escreveram nas diretrizes.

Dentre os vídeos derrubados, alguns pertencem a canais de figuras políticas, como o de Daniel Silveira, deputado federal pelo PTB, que perdeu o vídeo "O Artigo 142 Da Constituição Federal E A Garantia Dos Poderes Constitucionais" e até o do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a gravação de sua entrevista à Rádio Jovem Pan em 12 de agosto do ano passado.

Em totalidade, desde a implementação das regras em março, 45 vídeos foram derrubados por irem contra as diretrizes.

Regras do Youtube incluem alegações de eleições adulteradas

Em 1º de junho, o Youtube derrubou 11 vídeos, dentre os quais incluem acusações de fraude eleitoral, nas pesquisas e até defesas de voto impresso, por suposta corrupção das urnas eletrônicas.

Com títulos como "FRAUDE ELEITORAL!!!, documentos mostram que Bolsonaro ganhou no primeiro turno em 2018" e "Tá explicado porque esses demônios insistem em manter as urnas eletrônicas do capeta", grande parte dos vídeos derrubados vem de apoiadores de Bolsonaro.

Como empresa privada, o Youtube tem permissão de elaborar suas próprias diretrizes - incluindo essas sobre eleições. As regras proíbem vídeos com supressão de eleitores, qualificação de candidatos, que incitem o público a interferirem processos democráticos ou que ataquem a integridade das eleições.

"Isso inclui alegações falsas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram hackeadas na eleição presidencial de 2018 e de que os votos foram adulterados", diz a plataforma.

 

FONTE/CRÉDITOS: UOL
Comentários:

Veja também