Rádio Cidade FM - Manaus

Local

Arcebispo de Manaus recebe ministro do STJ em Manaus nesta sexta-feira

Encontro tratará de lei que compromete a luta pelos direitos das crianças e adolescentes

Arcebispo de Manaus recebe ministro do STJ em Manaus nesta sexta-feira
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, receberá na tarde desta sexta-feira (22), às 17h, em sua residência, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell; o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco; a Secretária-Geral da PGR, Dra. Eliana Torelly; e o Secretário das Relações Institucionais da PGR, Sílvio Amorim.

Esta reunião terá como pauta a promulgação da Lei Estadual nº 6784, de 8 de março de 2024, que viola a paridade entre os poderes constituídos no âmbito do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-AM), visto que a Lei prevê a criação do 15º membro, que será o deputado estadual João Luiz (Republicanos), o autor do Projeto de Lei nº 837/2023 que deu origem à Lei Estadual nº 6784.

Tal fato fere o art. 11, a Resolução 105/2005 que dispõe sobre os impedimentos para participação do Conselho, estando o Poder Legislativo dentre o impedidos, visto que a presença deste representante pode comprometer a sua independência e autonomia, além de ocasionar conflitos de interesses e enfraquecer o cumprimento do papel do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que é a fiscalização, deliberação e controle das políticas voltadas para crianças e adolescentes, incluindo a possibilidade de estar sujeita a influências políticas e partidárias.

Neste encontro, a coordenação do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas estará presente e entregará uma representação na qual pede que sejam adotadas medidas cabíveis para assegurar a manutenção dos direitos conquistados às crianças e aos adolescentes, evitando o desmonte deste colegiado e a contaminação do propósito maior pelo qual este foi criado: zelar pela criança e pelo adolescente na elaboração e implementação de políticas públicas.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: D24 AM
Comentários:

Veja também