Rádio Cidade FM - Manaus

Política

Presidente do Senado faz defesa da Zona Franca de Manaus

Rodrigo Pacheco disse que o Governo Bolsonaro não cumpriu acordo com a bancada amazonense; para ele, as medidas do governo geram 'prejuízo flagrante'

Presidente do Senado faz defesa da Zona Franca de Manaus
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez nesta  terça-feira (3) uma defesa pública da excepcionalização dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM) da redução linear da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovida pelo governo federal, medida que diminuiu a competitividade do modelo.

Pacheco disse ser testemunha de um acordo do governo com a bancada amazonense para que os produtos com Processos Produtivo Básico (PPB) na ZFM não fossem alcançados pela redução do imposto.

Segundo o senador mineiro, o acerto foi fechado no começo deste ano durante a articulação da aprovação de projetos de interesse do governo para reduzir o preço dos combustíveis (PLP 11/2020 e PL 1.472/2021). Pacheco disse que, sem a ressalva aos produtos da ZFM, houve um "flagrante descumprimento" do acordo. 

A declaração foi dada durante um aparte a um pronunciamento do senador Plínio Valério (PSDB-AM) sobre o assunto.

“Eu sou testemunha do acordo e do diálogo estabelecido entre bancada do Estado do Amazonas no Senado Federal com o governo federal, relativamente a essa questão da redução do IPI. Não que sejamos contra a redução, absolutamente, eu não seria irresponsável como presidente do Senado em defender ao contrário a redução de impostos, que favorece a sociedade brasileira. Mas havia um compromisso de excepcionalizar os produtos produzidos a partir do sistema de produção básico, o PPB, da Zona Franca de Manaus justamente para que não se gerasse um prejuízo flagrante a um estado inteiro, a uma cidade como Manaus e ao povo amazonense. Sem prejuízo ao restante do País, porque no final das contas defender os processos industriais da Zona Franca de Manaus previstos na Constituição Federal é defender a indústria brasileira, sempre afirmei isso”, disse Pacheco.

Rodrigo Pachedo disse que vai se somar no esforço para reverter a situação, que para ele é uma "distorção".

“Eu vou cuidar, já disse isso a vossa excelência (Plínio Valério), ao senador Omar Aziz, ao senador Eduardo Braga, ao meu vice-presidente no Congresso Nacional, deputado Marcelo Ramos (PSD), desse meu compromisso presidência do Senado de nos ombrearmos dentro propósito legítimo justo de estabelecer excepcionalização em relação à Zona Franca de Manaus. Portanto, eu vou cuidar de fazer esses apontamentos junto ao Ministério da Economia, junto ao governo federal para que tenhamos eventualmente a correção dessa distorção, sem prejuízo também do ajuizamento de ação judicial no âmbito do Supremo Tribunal Federal que busca também corrigir da mesma maneira”.

“Saibam, todos os amazonenses, que têm na presidência do Senado alguém do solidário e junto para poder fazer esse enfrentamento, que, repito, é justo para a indústria brasileira”, declarou.
FONTE/CRÉDITOS: Luciano Falbo
Comentários:

Veja também