Rádio Cidade FM - Manaus

Geral

IRI Brasil lança campanha para enfrentar a crise climática na Amazônia

Milhares de famílias estão isoladas pela seca e sofrendo com a falta de água potável, alimentos e outros insumos.

IRI Brasil lança campanha  para enfrentar a crise climática na Amazônia
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O ano de 2023 tem sido de extremos devastadores na região Amazônica, onde enchentes, queimadas e uma seca histórica têm impactado a qualidade do ar e a saúde da população, o meio ambiente e até a economia. Muitos moradores relatam problemas para respirar e lotam unidades de saúde.  Como se não bastasse a fumaça provocada pelas queimadas, os efeitos do fogo são agravados por uma seca histórica que atinge a Região Norte. 

Oito estados das regiões Norte e Nordeste enfrentam neste ano, segundo o CEMADEN, a pior seca desde 1980 por causa da falta de chuvas: Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe.

No Amazonas, o número de pessoas afetadas pela forte seca já subiu para 633 mil, notadamente, 158 mil famílias e mais de 20 mil crianças, segundo a defesa civil. A capital do Amazonas, Manaus, vive a pior seca dos últimos 121 anos de medição do Rio Negro. 

No Pará, mais de 33 mil pescadores de 14 municípios, do oeste do estado, estão sem trabalhar. Além da seca, muitas pessoas procuram atendimento médico devido a fumaça.

Já no Acre, a situação também é crítica. O governo estadual decretou situação de emergência em todos os municípios por conta da estiagem prolongada e criou um comitê para acompanhar a situação. A defesa civil da capital continua com a operação estiagem que busca levar abastecimento para 27 comunidades nas zonas rural e urbana.

Milhares de famílias estão isoladas pela seca e sofrendo com a falta de água potável, alimentos e outros insumos.

Diante da gravidade dessa situação, a Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais - IRI Brasil está iniciando uma nova fase da campanha "Pelo direito de respirar ar puro", que busca conscientizar a população e as autoridades públicas a respeito dos problemas de saúde relacionados às queimadas e à destruição das florestas.  A primeira fase ocorreu junto às lideranças religiosas. Agora a campanha busca alcançar a população em geral por meio de veiculação de mensagens nas rádios e organizações parceiras. 

“As queimadas e a seca são dois problemas graves que impactam a vida de milhões de pessoas na Região Norte do Brasil. Acreditamos que a conscientização e o envolvimento da população e das instituições públicas é essencial para enfrentar esses problemas”, afirma Carlos Vicente, Coordenador Nacional da IRI Brasil.

SOBRE A IRI BRASIL

A Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais - IRI Brasil está ligada ao Programa de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (PNUMA) que visa trazer urgência moral e unir a força espiritual das religiões aos esforços globais para acabar com o desmatamento das florestas tropicais. A IRI se concentra no Brasil, Colômbia, Peru, República Democrática do Congo e Indonésia, os cinco países que, juntos, reúnem 70% das florestas tropicais remanescentes no mundo.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: IRI Brasil
Comentários:

Veja também