Rádio Cidade FM - Manaus

Mundo

Zelensky na abertura de Davos: Ucrânia é precedente para o que pode acontecer no mundo

Presidente ucraniano falou na inauguração do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que acontece esta semana após dois anos cancelado. Rússia fo

Zelensky na abertura de Davos: Ucrânia é precedente para o que pode acontecer no mundo
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou ao mundo que crie novas ferramentas para prevenir novas guerras. Zelensky falou ao público do Fórum Econômico Mundial, que começou nesta segunda-feira (23) e acontece ao longo desta semana em Davos, na Suíça.

 

"Vemos que o mundo escuta e acredita na Ucrânia, mas precisamos aprender a como prevenir esse tipo de guerra no futuro. Não esperem que a Rússia usem as armas químicas, biológicas e nucleares. Protejam a liberdade, para que a Rússia e qualquer outro país do mundo que pense em invadir seu vizinho tenha sanções imediatas", discursou o presidente. "Nós oferecemos ao mundo um precedente do que pode acontecer quando uma guerra destrói a liberdade das pessoas".

Muito aplaudido pela plateia do fórum, que este ano baniu a participação da Rússia, Zelensky propôs que o mundo crie um protocolo de atuação preventiva quando um país ameace atacar outro, aplicando sanções já nesse momento.

 

"É preciso que haja um precedente de punição aos agressores. Se o agressor perder tudo, isso será o preço que terminará com a motivação para que comece ou continue uma guerra. O mundo ainda não tem as ferramentas prontas para isso. A motivação para nós é muito simples: a humanidade deveria ter as ferramentas para se proteger contra a fome".

 

Um dos principais pontos de debate em Davos será o preço para a reconstrução da Ucrânia, já estimado em trilhões de euros por autoridades da União Europeia, e formas de financiá-lo.

No discurso, Zelensky disse que seu país precisa de financiamento de ao menos US$ 5 bilhões (cerca de R$ 29 bilhões) por mês para se reconstruir.

FONTE/CRÉDITOS: Por g1
Comentários:

Veja também