Rádio Cidade FM - Manaus

Saúde

Com baixa adesão, Manaus amplia vacinação contra dengue para pessoas de até 14 anos

Ampliação ocorre após nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde. O início da vacinação em Manaus se deu no dia 22 de fevereiro.

Com baixa adesão, Manaus amplia vacinação contra dengue para pessoas de até 14 anos
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com apenas 7.290 doses de vacina contra a dengue aplicadas em Manaus, a prefeitura da capital ampliou, para 14 anos, a faixa etária do grupo que pode receber o imunizante. A ampliação ocorre após nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, a mudança ocorre após pedido das secretarias estaduais que informaram a baixa adesão do público na procura pela vacina em postos de saúde.

No documento, a pasta afirma que a decisão também acontece devido à maior proporção de hospitalização pela doença nos últimos anos entre essa faixa etária.

Na quarta-feira, aumentou para sete o número de mortes em investigação por dengue no Amazonas, conforme painel de monitoramento do Ministério da Saúde. 

Segundo o levantamento, as mortes ocorreram em Manaus, Lábrea, Coari, São Gabriel da Cachoeira e Codajás. Só na capital, são três óbitos em investigação, sendo que o último entrou nos registros de investigação do Ministério da Saúde no fim de fevereiro.

Ainda de acordo com os dados, já foram registradas quatro mortes suspeitas no interior do Amazonas. No entanto, é preciso finalizar as análises técnicas, por parte dos órgãos de Vigilância em Saúde, para poder oficializar a causa dos óbitos.

 

Vacinação no Amazonas

 

Desde o início da vacinação contra a dengue, no dia 20 de fevereiro, o Amazonas aplicou apenas 8.239 doses de imunizante nos 12 municípios eleitos para receber a campanha de vacinação contra a dengue.

A quantidade de doses aplicadas, conforme a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), representa 10,4% do total do público-alvo da vacina, que está destinada às crianças de 10 e 11 anos. No total, o estado recebeu 78.760 doses da vacina contra a dengue.

Já em Manaus, até o dia 1º de março, somente 7.290 doses de vacina contra a dengue foram aplicadas. O número corresponde a 11,21% da meta da prefeitura de imunizar 65.037 crianças de 10 a 11 anos, na capital, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Atualmente, o Amazonas contabiliza 8.618 notificações da doença. Desses, 2.728 (31,65%) dos casos já foram confirmados. Já 5.890 são casos considerados prováveis. Já o número de casos confirmados da doença só em Manaus é de 1.219.

FONTE/CRÉDITOS: G1 Amazonas
Comentários:

Veja também