Rádio Cidade FM - Manaus

Local

Amazonas registra 55 internações por bocavírus nos últimos seis meses

Pacientes mais afetados pelo vírus são crianças menores de nove anos. Conheça os sintomas e saiba como prevenir.

Amazonas registra 55 internações por bocavírus nos últimos seis meses
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Amazonas tem 55 casos de internações por bocavírus, de acordo com os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) enviados ao g1. Conheça os sintomas e saiba como prevenir.

bocavírus é um vírus que está associado principalmente a infecções respiratórias e no aparelho digestivo.

O diagnóstico das internações no Amazonas é de novembro de 2021 a 11 de junho de 2022, e revelou que os mais afetados pelo vírus são crianças menores de nove anos de idade.

A FVS-RCP informou que dos 55 casos notificados, 37 de são crianças de até nove anos de idade, ou seja, a faixa etária concentra mais da metade do número de casos.

No entanto, apesar do índice, a fundação ressaltou que o bocavírus não é de notificação compulsória -quando a lei exige que seja notificado um alerta de casos para a população.

O dados são colhidos a partir de amostragem pelas unidades de "Vigilância Sentinela dos Vírus Respiratórios", com a finalidade de monitorar a circulação viral.

Sintomas

Entre os sintomas de bocavírus estão: corrimento nasal, tosse, febre e chiado. Alguns casos podem se agravar e levar a internação.

Como se prevenir

Assim como as demais doenças respiratórias, o bocavírus segue os mesmos padrões de prevenção. Entre as medidas preventivas que a FVS-RCP recomenda contra quaisquer doenças respiratórias, estão:

  • Vacinação (no caso de influenza)
  • Etiqueta respiratória (cobrir a boca e o nariz no momento da tosse)
  • Uso de máscara respiratória para quem está com sintomas gripais ou possui comorbidade.
 
FONTE/CRÉDITOS: Bianca Fatim, g1 AM
Comentários:

Veja também